Marinha coordena resgate de três tripulantes em alto-mar no litoral do RJ

Ação integrada do Salvamar Sueste e de navio mercante garante salvamento de sobreviventes a 92 quilômetros de Maricá (RJ)

Marinha coordena resgate de três tripulantes em alto-mar no litoral do RJ
Tripulantes antes de serem resgatados - Photo: Tripulação Jamaica Bay

A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 1º Distrito Naval, coordenou, em 14 de fevereiro, o resgate de três tripulantes da embarcação “Dona Selma G”, após a mesma afundar em alto-mar, a cerca de 92 quilômetros de Itaipuaçu, em Maricá (RJ).

O Salvamar Sueste foi acionado após informação de que a embarcação estava afundando e com motor inoperante. De imediato, foram adotados os protocolos de Busca e Salvamento (SAR), com emissão de alerta às embarcações que navegavam nas proximidades, por meio de um sistema internacional de comunicação marítima.

Um navio mercante que transitava pela região, após recebimento do alerta emitido, avistou um homem ao mar e iniciou as manobras de busca, resgatando, na sequência, os outros dois náufragos com segurança. Após atendimento a bordo, constatou-se que estavam em condições estáveis.

Encerradas as ações, a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro instaurará um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar as circunstâncias do caso.

A operação reforça a importância da coordenação exercida pela MB e da cooperação entre centros de salvamento e embarcações civis  para preservação da vida humana no mar.

De acordo com o Capitão de Corveta Alexandre Dantas de Souza, Oficial que atuou no SAR, o tempo é um fator decisivo em ações de Busca e Salvamento, sendo necessário uma comunicação clara, planejamento centralizado e cooperação entre as equipes.

O alerta emitido pela Marinha foi fundamental para agilizar a localização dos náufragos porque permitiu que a informação circulasse rapidamente entre as embarcações nas proximidades do incidente. Ao receber o comunicado com dados precisos como posição estimada, o navio pode direcionar imediatamente suas buscas para a área correta, reduzindo o tempo de varredura e aumentando as chances de resgate com vida”, pontuou o Oficial.

O Salvamar Sueste é uma divisão regional do Serviço de Busca e Salvamento (SALVAMAR) da MB, sediada no Rio de Janeiro, que coordena operações de resgate e salvamento de vidas no mar, dentro de sua área de responsabilidade no Atlântico Sul. A estrutura atua 24 horas por dia no atendimento a emergências como naufrágios, casos de pessoas ao mar ou enfermidades a bordo, por meio do número 185.



Fonte: Agência Marinha de Notícias

Acesse: https://www.agencia.marinha.mil.br/

Via: Agência \Logística de Notícias

Contatos: +55 91 98112 0021

contato@agencialogistica.com.br