Alta administração da Transpetro se reúne com o comando do 4 DN em Belém/PA

Coluna Luís Celso Boreges - Edição da sexta-feira

Alta administração da Transpetro se reúne com o comando do 4 DN em Belém/PA

Na tarde de terça-feira (16), o Diretor Corporativo e Jurídico da Transpetro, Tomás Arantes, acompanhado do CLC Raildo Viana, gerente executivo de SMS, estiveram reunidos com o Comandante do 4DN, V. Alte. Batista. O objetivo da encontro, foi estreitar ainda mais os laços históricos que unem as instituições.

A Transpetro, Petrobras Transporte S.A., foi criada em 1998, como subsidiária da Petrobras, para operar e construir dutos, terminais marítimos e navios para transporte de petróleo, derivados e gás natural. Sua história, porém, tem raízes mais antigas, remontando à criação da Frota Nacional de Petroleiros (Fronape) em 1950, que posteriormente foi integrada à Petrobras. 

Os ativos da Transpetro incluem uma vasta rede de dutos e terminais para o transporte e armazenamento de petróleo, derivados, biocombustíveis e gás natural, além de uma frota de navios. A empresa opera 48 terminais (21 terrestres e 27 aquaviários) e mais de 8,5 mil quilômetros de dutos, sendo a maior subsidiária da Petrobras. Além disso, a Transpetro possui 33 navios em operação.

O Terminal Aquaviário de Belém (PA), operado pela Transpetro, comemorou 40 anos no ano passado. Do ano de sua inauguração para hoje, o ativo expandiu atividades e assumiu o protagonismo logístico na Região Norte, tornando-se o principal portão de entrada de produtos da Região Amazônica.

Força econômica                                       

Em 1984, ano de sua inauguração, a unidade contava com apenas três empregados e a movimentação era basicamente de gás de cozinha e combustível para embarcações a álcool. Com o passar do tempo, o terminal assumiu o protagonismo logístico na Região Norte ao expandir suas operações para Barbacena (PA) e Macapá (AP).

Em abril de 2019, a Transpetro venceu o leilão promovido pela Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq) e ganhou o direito de explorar comercialmente a área do Terminal Aquaviário de Belém por 20 anos.

Principal portão de entrada da Região Amazônica, atualmente a unidade movimenta, em média, 187 mil m³ de combustíveis por mês, contribuindo para abastecer as frotas rodoviária, aérea e marítima dos estados do Pará, Amapá e parte do Maranhão.

Para ter ideia da sua força econômica, a área recebe produtos dos terminais de Coari (AM), São Sebastião (SP), São Luís (MA) e da refinaria de Mataripe (BA). Os produtos movimentados são: diesel, gasolina, gás de cozinha, querosene de aviação e combustível usado em embarcações.

Após aumentar em maio, frete volta a cair em junho e chega a R$ 7,35

De acordo com dados da última análise do Índice de Frete Rodoviário da Edenred Frete (IFR), com base em dados da plataforma Edenred Repom, o preço médio do frete por quilômetro rodado no país voltou a registrar queda em junho. O valor médio nacional passou de R$ 7,43 em maio para R$ 7,35 em junho, registrando recuo de 1,08%.

Segundo o índice, o recuo registrado em junho foi puxado por uma combinação de fatores. O principal deles vem do diesel, cujos preços médios continuam a recuar nos postos. Conforme o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), em junho, o valor médio do diesel comum caiu 1,29%, enquanto o tipo S-10 recuou 1,44% em relação a maio, fazendo com que ambos os combustíveis atingissem os menores patamares de preços médios registrados no ano até agora.

Outro ponto associado ao preço do diesel que pesou foi o reajuste do piso mínimo do frete, que passou a valer no fim de maio. Ao contrário do ocorrido no mês anterior, junho já registrou reflexos diretos das novas regras estabelecidas pela ANTT, com valores atualizados para baixo, o que também contribuiu para o recuo observado.

Além disso, a atividade econômica deu sinais de desaceleração ao longo do mês, especialmente nos setores da indústria e construção civil. A menor movimentação nesses segmentos reduz a demanda por transporte, o que ajuda a pressionar os preços para baixo. No campo, o atraso na colheita da segunda safra de milho também segurou parte do volume esperado para o período. Soma-se a isso a valorização do real frente ao dólar, que ajudou a reduzir custos logísticos atrelados a insumos importados. “Em junho, tivemos uma convergência de fatores que favoreceu uma leve queda nos preços. O diesel mais barato, a retração econômica e o impacto pleno do novo piso mínimo ajudaram a puxar o frete para baixo. Foi uma queda pontual, mas que revela como o setor é sensível às dinâmicas macroeconômicas e sazonais”, comentou o diretor da Edenred Frete, Vinicios Fernandes. Para julho, o cenário ainda é incerto. “A recuperação do agronegócio e a possível retomada da demanda em determinados setores podem exercer pressão de alta. Ao mesmo tempo, o comportamento do dólar e dos combustíveis seguirá no radar”, disse. (Fonte: Mundo Logística).

ACONTECIMENTOS

Nitro Agro espera atingir mais de 6% do mercado de biológicos até 2030. A empresa recentemente inaugurou em Várzea Paulista, SP, uma fábrica dedicada à produção de bioinsumos bacterianos. (Nitro Agro)           

Levantamento identificou 872 empresas ativas na produção e importação de fertilizantes no Brasil, evidenciando o dinamismo e a expansão desse mercado nos últimos anos. Entre 2020 e 2024, 129 novas empresas passaram a atuar, com destaque para aquelas voltadas a produtos organominerais e orgânicos. (Abisolo)

UPL está ampliando atuação no Brasil com o lançamento de 10 novos produtos em 2025. “O Brasil é um mercado estratégico para a UPL, não apenas pelo seu tamanho, mas pela capacidade de adoção de inovações que equilibrem eficiência e cuidado com o meio ambiente”, afirmou Rogério Castro, CEO. (UPL)

Cai o tempo médio para aprovação de registro de agrotóxicos, segundo levantamento preliminar elaborado pela AllierBrasil, consultoria de registro de agrotóxicos. (AllierBrasil) 

Tribunal Regional do Trabalho marcou para 19/08 audiência pública para debater a legalidade do uso de glifosato em lavouras no MT, no contexto das relações de trabalho. A medida foi determinada pelo desembargador Aguimar Peixoto, como etapa prévia ao julgamento da tese pelo pleno do TRT. “A audiência possibilitará colher contribuições técnicas e científicas, incluindo depoimentos de especialistas, antes da formação de um precedente sobre o tema”, explicou o relator. (TRT). (Fonte: Agri Brasilis).

Uma maravilhosa e abençoada sexta-feira a todos, a coluna volta no domingo. “Deus é bom – Em todo tempo.”

 

Via: Agência Logística de Notícias

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