Concessões hidroviárias e o futuro da logística no Arco Norte

Coluna Navegação em Foco - Por Luiz Omar Pinheiro

Concessões hidroviárias e o futuro da logística no Arco Norte
Super comboio transportando soja no Rio Amazonas.

A logística atual de transporte na região amazônica tem nos rios sua principal via para a movimentação de commodities agrícolas, minerais e líquidas no Arco Norte. A intermodalidade, utilização de mais de um modal de transporte na cadeia logística, é um dos principais fatores que impulsionam a competitividade da região, combinando os modais rodoviário e hidroviário em uma operação eficiente e sustentável. Além de reduzir custos logísticos e aumentar a eficiência no escoamento da produção, essa integração fortalece a participação da Amazônia na balança comercial brasileira.
A Amazônia possui uma extensa rede de rios navegáveis, mas nem toda via navegável é considerada uma hidrovia. Essa condição depende de investimentos em infraestrutura e serviços voltados à segurança e à regularidade da navegação, como dragagem, sinalização, monitoramento e manutenção permanente da navegabilidade. A concessão desses serviços à iniciativa privada é uma das alternativas para viabilizar esses investimentos.
A transferência à iniciativa privada da responsabilidade pelos investimentos e pela execução dos serviços de manutenção hidroviária pode acelerar a implantação das vias navegáveis e elevar rios à condição de hidrovias em menor tempo. A empresa concessionária executa obras e serviços de infraestrutura sob as diretrizes da política pública federal e dos contratos de concessão.
Segundo o presidente da Amport, Flávio Acatauassu, a concessão das hidrovias permite antecipar investimentos capazes de transformar vias potencialmente navegáveis em corredores logísticos permanentes. Além de ampliar a segurança da navegação e contribuir para a segurança nacional, esses investimentos fortalecem a economia amazônica ao aumentar a capacidade de escoamento da produção, atrair novos negócios e gerar emprego, renda e desenvolvimento para toda a região.

Autonomia Estratégica em Debate

A Marinha do Brasil realizou, nos dias 23 e 24 de junho, na Escola de Guerra Naval (EGN), o 1º Seminário “Autonomia Estratégica e Gestão do Ciclo de Vida dos Meios Navais”, reunindo autoridades militares, representantes da indústria de defesa, acadêmicos e especialistas para discutir temas ligados à soberania nacional, à autonomia estratégica e ao fortalecimento do Poder Naval brasileiro. O evento destacou a importância da integração entre governo, academia e setor produtivo como elemento fundamental para o desenvolvimento das capacidades de defesa do País.
Entre os principais temas debatidos estiveram os Programas Estratégicos da Marinha, o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), a modernização dos meios navais e dos Fuzileiros Navais, além dos desafios relacionados à Base Industrial de Defesa. Também foram apresentadas iniciativas voltadas à gestão do ciclo de vida dos meios navais, manutenção de navios, submarinos e aeronaves, logística de abastecimento e incorporação de novas tecnologias para ampliar a capacidade operacional das Forças Armadas.
Ao encerrar o seminário, o Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra Edgar Luiz Siqueira Barbosa, ressaltou a relevância do encontro ao afirmar que o evento representa uma importante oportunidade de integração entre as Forças Armadas, a indústria de defesa e a academia, promovendo um debate qualificado sobre autonomia estratégica e gestão do ciclo de vida dos meios navais. O Almirante Edgar também destacou que a ampliação dessa discussão para a sociedade contribui para o amadurecimento do pensamento estratégico nacional e para o fortalecimento do Poder Naval brasileiro, reforçando a importância da autonomia como um dos pilares da soberania nacional.

Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra Edgar Luiz Siqueira Barbosa.

Autoridades, palestrantes e patrocinadores reunidos no palco da EGN.

MARES & RIOS

RECONHECIMENTO - A Câmara Municipal de Tracuateua vai homenagear uma remanescente quilombola com raízes na “cidade dos ipês”. A criadora do primeiro torneio de drone do Brasil, mestranda em engenharia e cientista em robótica educacional, a professora Keila Cattete será condecorada como cidadã tracuateuense pela câmara municipal daquele município no nordeste paraense. Na foto: a cientista Keila Cattete.

POLÍCIA MILITAR - O Comandante Geral da Polícia Militar do Pará está trabalhando muito. E por causa disso não tem parado em seu gabinete, é definitivamente oficial de rua e de combate operacional. O coronel Ricardo Neves essa semana visitará e orientará seus seguidores em Santarém e Marabá. Ricardo Neves está se tornando num curto espaço de tempo, um dos melhores comandantes gerais da polícia militar paraense, exercitando as relações públicas e abrindo as portas da instituição de Fontoura. Na foto: coronel Ricardo Neves (comandante geral da PM PA).

PARAÍSO - A Associação dos Moradores da praia do Paraíso em Mosqueiro reclamam de uma uma invasão sobre área de marinha por um empreendimento comercial que nem licença possui para construir. Os moradores alegam que a construção vai limitar o trecho da praia somente para os clientes que estiverem consumindo, limitando o direito de ir e vir. E as autoridades locais simplesmente fecham os olhos e não fiscalizam a obra.

CALENDÁRIO - O nosso calendário turístico estadual restringe-se somente ao Círio de Nazaré, deixando de lado nossas melhores riquezas como a gastronomia, as belezas naturais dos campos, florestas e praias e a arquitetura histórica da colonização portuguesa não só em Belém como em Santarém, Bragança, Cametá e Vigia, dentre outras. Até nosso símbolo turístico criado com a figura do muiraquitã foi esquecido e a secretaria de turismo do estado tornou-se trampolim para políticos sem mandato. Assim não se faz turismo.

CHUTEIRAS - As principais marcas de artigos esportivos como a Adidas, Nike e Puma apostaram na produção de chuteiras de cor rosa choque na Copa do Mundo, que contrasta com a grama verde, criando um círculo cromático entre duas cores tão distintas. As das cores nos remete à grande Escola de Samba da Mangueira.

Exceto os astros como Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar, que utilizam produtos exclusivos por força de contrato, a maioria dos jogadores optou pela nova chuteira que custa em média 2 mil reais.

 

Fonte: Coluna Navegação em Foco

luizomarpinheiro@gmail.com

Via: Agência Logística de Notícias

Contatos: +55 91 98112 0021 - 91 3212 1015

contato@agencialogistica.com.br