CMN inscreve para Seminário de Segurança na COP 30
Coluna Luís Celso Borges - Edição de domingo

Belém (PA) - O Comando Militar do Norte (CMN) está com inscrições abertas para o “I Seminário de Segurança e Defesa da Amazônia Oriental no contexto da COP 30”, que será realizado nos dias 06 e 07 de maio, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em Belém. As inscrições são limitadas e podem ser feitas de forma gratuita pelo site: https://seminariosegurancaedefesa.eventoscmn.com.br
A programação é voltada para estudantes de graduação, pós-graduação, além de profissionais da área de segurança e tem o objetivo de evidenciar a importância dos assuntos relacionados à região Amazônica, promovendo um debate estratégico sobre a defesa e segurança da Amazônia Oriental. O evento reunirá especialistas, instituições e sociedade para fortalecer o conhecimento, a cooperação e as políticas voltadas à proteção e ao desenvolvimento sustentável da região.
As ciências militares, a segurança pública e as universidades estarão juntas nesse debate que antecipa a COP 30. A programação inclui a participação de especialistas de diversas áreas do conhecimento, que compõem os eixos temáticos da atividade: o emprego das Forças Armadas na defesa da Amazônia Oriental; a integração e o emprego conjunto das Forças Armadas na soberania e proteção da Amazônia; e os desafios da segurança na proteção e soberania da Amazônia Brasileira.
Na abertura do evento, o painelista será o General de Exército José Ricardo Vendramin Nunes, Comandante Militar do Norte, que abordará as peculiaridades e os desafios no emprego da Força Terrestre na defesa da Amazônia Oriental. (Fonte e fotos: Ascom/CMN).
Cresol na Agrishow 2025
Em 2025, a Cresol celebra 30 anos de história e reforça seu compromisso com o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. A cooperativa estará presente na Agrishow — uma das maiores feiras do setor na América Latina — com um estande moderno e receptivo, preparado para receber produtores rurais, parceiros e imprensa.
Durante o evento, a Cresol vai oferecer condições especiais em crédito rural e consórcios, voltadas a pequenos, médios e grandes agricultores - incluindo custeio, investimento, inovação e produção de café - além de apresentar um portfólio completo de soluções financeiras sustentáveis. Para marcar este momento tão especial, haverá a distribuição de brindes exclusivos para cooperados e visitantes, além de experiências interativas no estande.
Convidamos você para visitar o espaço da Cresol na Agrishow 2025 e acompanhar de perto como a cooperativa segue fortalecendo o agro com propósito e proximidade. (Fonte: leonardo.lopes@agenciacontatto.com.br)
Serviço
- DatA: 28 de abril a 02 de Maio de 2025
- Horário: 8h às 18h
- Local: Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira, Km 321 - Ribeirão Preto - SP
- Expor: Estande da Cresol: PC017
ANTAQ aprova resolução que pode atrair mais investimentos para o setor aquaviário
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) aprovou, em reunião de diretoria colegiada, alterações importantes na regulamentação dos contratos de concessão das administrações portuárias. A principal novidade é a introdução do mecanismo de Proposta Apoiada, que tem o potencial de atrair novos investimentos para os portos públicos brasileiros.
As mudanças envolvem ajustes na Resolução nº 85/2022, que regulamenta a Revisão Extraordinária dos contratos de concessão das administrações portuárias, e na Resolução nº 61/2021, que trata do mecanismo de Proposta Apoiada. As atualizações fazem parte do Tema 3.10 da Agenda Regulatória 2022/2024 da ANTAQ.
A introdução da Proposta Apoiada é uma inovação no âmbito da Agência e se aplica exclusivamente às autoridades portuárias que operam sob regime de concessão. O diretor e relator da matéria, Alber Vasconcelos, destacou que esse novo instrumento é distinto da revisão tarifária, já prevista na regulação portuária: “Já contamos com revisão tarifária, inclusive com norma específica para isso, aplicável aos portos organizados e delegados”, explicou.
A medida permite que novos parâmetros de equilíbrio-econômico das administrações portuárias concedidas sejam apresentados diretamente por exploradores de áreas portuárias, operadores portuários, armadores e companhias de navegação e embarcadores, donos ou consignatários de carga, ao longo do período contratual ou do ciclo tarifário vigente, estimulando o diálogo entre regulados e usuários. (Fonte: Assessoria de Comunicação Social/ANTAQ).
ACONTECIMENTOS
O site que era “Luís Celso News”, agora é “Agência Logística”, mais completo para atender o seu leitores, agora com o “Canal no You Tube”, com destaque para a logística que faz o Brasil desenvolver. Só faze a inscrição para receber as notificações das matérias. O canal no You Tube: https://www.youtube.com/channel/UCY9ODlZNY6VyqF5yl5sWDfg
Uma maravilhoso e abençoado domingo a todos, a coluna volta na sexta-feira. (Deus é bom – Em todo tempo).
Via: Agência Logística
contato@agencialogistica.com.br
(91) 3212 1015 – (91) 98112 0021
Comentários (0)
Comentários do Facebook