Indústria brasileira leva inovação em diagnóstico à principal feira de laboratório clínico do mundo

Com presença coordenada pelo Brazilian Health Devices, empresas nacionais apresentam tecnologias de ponta na ADLM 2025, em Chicago

Indústria brasileira leva inovação em diagnóstico à principal feira de laboratório clínico do mundo

A indústria brasileira de dispositivos médicos reforça sua posição no mercado internacional com presença confirmada na ADLM 2025, principal feira global dedicada ao setor de laboratório clínico, que acontece entre os dias 29 e 31 de julho em Chicago (EUA). A participação das empresas brasileiras é organizada pelo Brazilian Health Devices (BHD), o projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).  

Duas fabricantes nacionais compõem o pavilhão brasileiro nesta edição, com foco na apresentação de soluções inovadoras em diagnóstico in vitro, estreitamento de parcerias internacionais e geração de negócios. Esta é a sexta vez que o BHD participa do evento – anteriormente conhecido como AACC. Os resultados reforçam o potencial da ação: na edição de 2024, foram gerados 113 contatos comerciais qualificados, com US$ 100 mil em negócios imediatos. 

Relações comerciais em expansão 
Os Estados Unidos são hoje o principal destino das exportações brasileiras do setor de laboratório clínico, com mais de US$ 20 milhões em produtos importados somente em 2024 – o equivalente a 16% das vendas internacionais do segmento. Dentro da cadeia de dispositivos médicos, o setor representa 10,55% do total exportado, com um crescimento de mais de 15% entre 2023 e 2024. 

Entre os principais produtos exportados estão autoclaves, aparelhos para esterilização, reagentes de diagnóstico, instrumentos de ensaio e análise, equipamentos ópticos e artigos de laboratório em plástico, demonstrando a diversidade e a sofisticação da produção nacional. 

Inovação que exporta valor 

Entre os destaques brasileiros está a Bioclin, que apresentará seu portfólio focado em soluções de alta performance e tecnologia nacional.  Segundo Ana Luiza Maggi Marcatto, gerente de Marketing da empresa, a presença no evento busca  estreitar o relacionamento com os principais parceiros globais. “Participamos todos os anos da feira no pavilhão do BHD para ampliar nossos negócios por meio do canal de exportação, apresentando nosso portfólio, já que lançamos cerca de 15 produtos por ano, e promovemos o contato direto com nossos fornecedores internacionais", afirma a executiva.  

A Bioclin também se destaca por seu investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento, o que eleva a competitividade da #saudefeitanobrasil. “Boa parte do nosso portfólio é resultado de P&D. Dos nossos 300 colaboradores, 8,5% está alocado exclusivamente nessa área", complementa Ana. 

Sobre a ABIMO  

A ABIMO - Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos representa a indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável nos mercados nacional e internacional. Fundada em 1962, a instituição conta com mais de 300 associadas e surgiu a partir da ideia de 25 fabricantes de produtos médicos e odontológicos com o objetivo de fortalecer, organizar e regulamentar o segmento. Nesses anos de trabalho, a ABIMO expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva através de conselhos e grupos de trabalho, os quais respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do setor.  

Sobre o BRAZILIAN HEALTH DEVICES 

O projeto setorial Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a ApexBrasil, tem como missão fomentar as exportações de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente. Durante o ano de 2024 o projeto atendeu 125 empresas brasileiras fabricantes de dispositivos médicos que exportaram US$ 154,5 milhões em produtos para mais de 130 países.  

O Brazilian Health Devices está aberto a receber novas indústrias de dispositivos médicos que buscam a internacionalização. As empresas interessadas em entender o funcionamento do projeto devem entrar em contato pelo telefone (11) 3285-0155 ou pelo e-mail export@abimo.org.br.  

Sobre a APEXBRASIL 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. 

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.  

 

Fonte: Malu Bonetto
malu.bonetto@agencia.pub

Via: Agência Logísrtica de Notícias

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