Em missão nos EUA, setor de rochas brasileiro reforça diálogo e abre novas frentes de cooperação
Coluna Luis Celso Borges - Edição da qurta-feira
A Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas) concluiu, na última semana (de 20 a 28 de outubro), uma agenda estratégica nos Estados Unidos voltada ao fortalecimento das relações institucionais e à promoção comercial com especificadores do mercado norte-americano. A ação integrou palestra na Embaixada do Brasil em Washington como parte do projeto setorial It’s Natural – Brazilian Natural Stone, realizado pela Centrorochas em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Entre os dias 20 e 22 de outubro, em Washington, D.C., a delegação composta pelo vice-presidente Fábio Cruz, e a head de comunicação, Karina Porto-Firme, participou de reuniões com representantes do governo americano, think tanks, entidades empresariais e imprensa. O objetivo foi apresentar o papel das rochas naturais brasileiras na cadeia de construção residencial americana, que depende de importações para suprimento de materiais. Hoje, os Estados Unidos importam cerca de 85% das rochas que utilizam, e o Brasil é o principal fornecedor, respondendo por aproximadamente 26% das compras do país.
Nas reuniões, os representantes setoriais reforçaram que o Brasil complementa, e não concorre com a indústria doméstica norte-americana: enquanto os EUA produzem materiais voltados a pisos, fachadas e obras públicas, o Brasil fornece rochas semi-beneficiadas, amplamente aplicadas em bancadas de cozinhas e banheiros, gerando emprego e renda dentro do próprio mercado americano.

Também foram discutidos temas como as tarifas adicionais aplicadas aos produtos brasileiros, a importância da inclusão de granitos e mármores na lista de exceções, e o avanço de práticas de controle seguro de sílica no processo de beneficiamento, tema em destaque especialmente no estado da Califórnia.
A agenda contemplou encontros com a Council of the Americas (AS/COA) e o Center for Strategic & International Studies (CSIS), nos quais foram discutidas oportunidades de nearshoring e integração produtiva Brasil–EUA, além da participação na conferência Forecast on Latin America and the Caribbean, promovida pela U.S. Chamber of Commerce.
Na sequência, a Centrorochas participou da Bond Custom, realizada na Flórida, evento que reuniu arquitetos e designers especializados em residências de alto padrão. Durante dois dias, foram realizadas 24 apresentações para mais 60 profissionais sobre as rochas naturais brasileiras, destacando diversidade geológica e aplicações em projetos contemporâneos. “Essa missão mostrou que há espaço para ampliar o uso da pedra natural brasileira nos Estados Unidos, especialmente pela sua qualidade, consistência de fornecimento e valor agregado ao mercado americano”, afirmou Fábio Cruz. Obs: na coluna de sexta-feira a programação completa. (Fotos fonte: Centrorochas).

Petrobras atualiza preços do gás natural para distribuidoras
A Petrobras informa deste sábado (01), conforme os contratos acordados com as distribuidoras, os preços de venda da molécula de gás serão atualizados, com redução média de cerca de 1,7% em relação ao trimestre anterior.
Os contratos com as distribuidoras preveem atualizações trimestrais da parcela do preço relacionada à molécula do gás e vinculam esta variação, para cima ou para baixo, às oscilações do preço do petróleo Brent e da taxa de câmbio R$/US$. Para o trimestre que inicia em novembro de 2025, a referência do petróleo Brent subiu 2,18% e o câmbio teve apreciação de 3,83% (isto é, a quantia em reais para se converter em um dólar reduziu 3,83%).
Desde dezembro de 2022, o preço médio da molécula vendido às distribuidoras acumula uma redução da ordem de 33%. As variações por distribuidora dependem dos produtos contratados com a Petrobras.
O preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da molécula pela companhia, mas também pelo custo do transporte até a distribuidora, pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora, assim como por suas margens (e, no caso do GNV – Gás Natural Veicular, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais. Além disso, as tarifas ao consumidor são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas.
A atualização iniciou no dia 01/11/25 não se refere ao preço do GLP (gás de cozinha), envasado em botijões ou vendido a granel. (Foto e fonte: Agência Petrobrás de Notícias).

Com o tema “Soluções para a Mudança do Clima”, Agência abre inscrições para o Prêmio ANTAQ 2025
O prazo de inscrições para o Prêmio ANTAQ 2025 - “Soluções para a Mudança do Clima” começou na segunda-feira (3). O edital com todas as informações necessárias sobre como concorrer à premiação está disponível no site da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).
Comemorando 10 anos, a premiação conta com uma categoria inédita, a Conexão Hidroviária, além das já conhecidas: Desempenho Ambiental - IDA, Artigos Técnico-Científicos, Iniciativas Inovadoras e Gênero e Diversidade.Acesse mais informações sobre o Prêmio ANTAQ 2025
Inscrições
Para concorrer às categorias Iniciativas Inovadoras, Artigos Técnico-Científicos e Gênero e Diversidade as inscrições devem ser efetuadas até às 23h59 do dia 30 de novembro de 2025 (horário de Brasília). As demais categorias não necessitam de inscrição. Somente serão aceitas inscrições feitas via internet, conforme procedimentos especificados no edital, no formulário disponível neste link.
Categorias
Em Conexão Hidroviária, serão premiadas empresas de navegação interior que, ao longo do ano de 2024, atenderam o maior número de municípios brasileiros, com base nos dados oficiais do Painel Estatístico Aquaviário da ANTAQ. Estão aptas a concorrer ao prêmio todas as empresas de navegação interior, de transporte de cargas e/ou passageiros, que operaram regularmente no território brasileiro no ano de 2024.
Na categoria Desempenho Ambiental, serão premiadas as administrações portuárias responsáveis pelos portos públicos e Terminais de Uso Privado (TUPs) que obtiverem os melhores desempenhos ambientais pelo Índice de Desempenho Ambiental (IDA), com base no ciclo de avaliação de 2024. Nesta edição, o Prêmio contará com duas subcategorias do IDA, definidas de acordo com a movimentação anual de cargas (ton/ano), considerando uma modalidade para instalações com movimentação de até 5 milhões ton/ano e outra acima de 5 milhões ton/ano.
A participação nas duas categorias ocorre de forma automática, sem a necessidade de inscrição por meio do edital, diferente das categorias Artigos Técnico-Científicos; Iniciativas Inovadoras; e Gênero e Diversidade.
Os três primeiros colocados em Artigos Técnico-Científicos, além da premiação, terão os artigos publicados na Revista Científica da Agência, a Blue Research. Os trabalhos, ligados ao tema “Soluções para a Mudança do Clima”, devem ser das áreas de Direito, Economia, Regulação, Meio Ambiente, Gestão, Ciências Sociais, Geografia, Políticas Públicas, Infraestrutura e Logística e áreas afins que apresentem relevância técnico-científica e institucional em conformidade com as áreas de atuação da ANTAQ. (Foto e fonte: ACC/ANTAQ).

Práticos da Barra do Pará estiveram em Roterdã na Holanda em treinamento
Práticos da Barra do Pará participaram, em Roterdã, Holanda, de um treinamento voltado à formação de instrutores do Curso de Atualização para Práticos (ATPR).
Entre os participantes estavam o diretor-presidente Luiz Carlos Veloso e o diretor-técnico Marcos Martinelli, que atuam na praticagem em uma das regiões mais desafiadoras e estratégicas da Amazônia.
A capacitação foi conduzida pelo prático Robert de Roos, referência internacional em manobras e formação de profissionais, e realizada no SimWave, um dos centros de simulação marítima mais avançados do mundo.
Com essa iniciativa, a Praticagem da Barra do Pará reforça seu compromisso com o aperfeiçoamento técnico, a segurança da navegação e o intercâmbio de conhecimento entre práticos do Brasil e do exterior. (Foto e fonte: ACS/Barra do Pará).

Convite para uma importante cerimônia
O colunista foi convidado pelo Comando da Marinha do Brasil, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). Para a Cerimônia de assinatura de Protocolo de Intenções para cooperação na prevenção, monitoramento e resposta a desastres no Brasil.
A cerimônia ocorrerá a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico e contará com a com a participação do Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, do Presidente do BNDES, Sr. Aloizio Mercadante e da Diretora do Cemaden, Dra. Regina Alvalá.
Dia: 7 de novembro às 17:00 no Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, que estar no Armazem 11 e 12 do porto de Belem.

ACONTECIMENTOS
FEIRA SUPER MIX - A M. Dias Branco, líder nacional em massas e biscoitos, participa da Feira Super Mix 2025, o principal evento de varejo das regiões Norte e Nordeste, que acontece entre os dias 05 e 07 de novembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Com um estande de 105 m² localizado na Rua I, logo na entrada do evento, a Companhia reforça sua presença estratégica no mercado regional e nacional. (PRESS À PORTER).
COP30 - A produção agrícola com menor impacto no clima e no meio ambiente é o mote da próxima Global Climate-Smart Agriculture (CSA) Conference, um importante evento preparatório para a COP30. Organizada pela Clim-Eat, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) do Brasil, pelo Ministério da Agricultura, Pesca, Segurança Alimentar e Natureza dos Países Baixos e pela Universidade de Brasília (UnB), a conferência será realizada de 5 a 7 de novembro na Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas (FACE). (SHERLOCK COMMUNICATIONS).
ABESE 2025 - O Congresso ABESE 2025, principal evento do setor de segurança eletrônica no Brasil, que será realizado no dia 27 de novembro, em São Paulo está com as inscrições abertas. Promovido pela ABESE - Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança, o congresso reunirá lideranças do setor público e privado, especialistas em tecnologia e representantes do meio acadêmico para debater os temas que estão moldando o futuro da segurança no país, como o novo Estatuto da Segurança Privada, o avanço da Inteligência Artificial, e os impactos da cibersegurança e da transformação digital no setor. (TROPICO COMUNICAÇÃO).
PREJUÍZO - A falta de acompanhamento dos consórcios tem causado prejuízos recorrentes a brasileiros que contratam a modalidade e não monitoram a evolução de suas cotas. Segundo levantamento interno da empresa, referência nacional em estratégias de alavancagem patrimonial por meio de consórcios, é comum que clientes descubram tardiamente que foram contemplados ou deixem de resgatar créditos disponíveis, muitas vezes por ausência de acesso aos portais das administradoras ou por dependerem exclusivamente do vendedor que intermediou a contratação.
MAQUINAS - No Brasil, o agronegócio segue acelerando o uso de tecnologia para aumentar a eficiência das operações. Até 2030, o país deve atingir o contingente de 1,8 milhão de máquinas agrícolas em funcionamento, segundo estudo da Boschi Inteligência de Mercado, onde 55% dos entrevistados pretendem adquirir um novo equipamento nos próximos dois anos. Trata-se de um crescimento considerável em relação à frota circulante atual, estimada em aproximadamente 1,65 milhão de unidades. Além disso, os dados quando comparados com o último Censo Agropecuário do IBGE, que, em 2017, registrava 1,2 milhão de tratores e máquinas agrícolas, evidenciam a evolução constante desse mercado. (ENGENHARIA DE COMUNICAÇÃO).
Uma maravilhosa e abençoada quarta-feira a todos a coluna volta na sexta-feira. DEUS É BOM.
Por: Luis Celso Borges - Agência Logística de Notícias
contato@agencialogistica.com.br
(91) 98112 0021 - (91) 3212 1015














Comentários (0)
Comentários do Facebook