IA e redes sociais remodelam compras online no Brasil, revela relatório da DHL

Tendências de e-commerce apontam que 91% dos consumidores brasileiros abandonam carrinho quando as opções de entrega preferidas não estão disponíveis

IA e redes sociais remodelam compras online no Brasil, revela relatório da DHL

A DHL eCommerce lançou o Relatório de Tendências de E-Commerce 2025, com base em insights de 24 mil consumidores online em 24 mercados globais chave, incluindo o Brasil. O estudo deste ano abrange oito capítulos, apresentando seis tipos de consumidores e quatro faixas etárias, todos destacando como as mudanças nas expectativas dos consumidores estão redefinindo o futuro do varejo online.

Embora o relatório aborde compras internacionais e a perspectiva dos consumidores sobre dias de promoção, como a Black Friday, quatro descobertas se destacam em particular: a forma como a IA e o comércio social estão transformando as compras online, o papel essencial que a entrega desempenha na conversão de carrinhos e a sustentabilidade moldando a lealdade.

De acordo com o CEO da DHL eCommerce, Pablo Ciano, é importante reconhecer que não existe apenas um tipo de consumidor online ou um tipo de mercado. As razões para o abandono do carrinho podem variar amplamente. “Nosso Relatório de Tendências de E-Commerce analisa as tendências e desenvolvimentos que moldam as compras online em todo o mundo para ajudar nossos clientes a crescerem seus negócios. A logística desempenha um papel crucial nesse processo, e nos vemos como um parceiro vital, oferecendo a nossos clientes percepções, know-how e soluções adequadas para impulsionar seu sucesso", afirmou.

COMPRAS IMPULSIONADAS POR IA

O mais relatório de tendências de e-commerce da DHL revelou que a IA é uma das inovações mais antecipadas e demandadas pelos consumidores, com 9 em cada 10 compradores no Brasil desejando que os varejistas ofereçam recursos de compras impulsionados por Inteligência Artificial.

Provadores virtuais, assistentes de compras alimentados por IA e busca de produtos habilitada por voz estão no topo da lista de recursos que os consumidores desejam usar ativamente. As compras por meio de comandos de voz já estão em ascensão, com 44% dos consumidores brasileiros realizando compras sem usar as mãos. À medida que as expectativas digitais aumentam, também cresce a demanda por jornadas de compras intuitivas e habilitadas por tecnologia que misturam utilidade e prazer.

O COMÉRCIO SOCIAL SE TORNA O NOVO E-COMMERCE

O site de e-commerce tradicional está sendo cada vez mais substituído — ou mesmo ignorado — por plataformas sociais. De acordo com relatório, os consumidores estão se voltando para aplicativos como TikTok, Instagram e Facebook não apenas para descobrir novidades, mas também para comprar. 73% dos compradores brasileiros afirmam que já realizaram uma compra via redes sociais, e 80% esperam que essas plataformas se tornem seu principal destino de compras até 2030.

O poder da influência também desempenha um papel crítico: 82% dos compradores brasileiros afirmam que tendências virais e burburinho social influenciam suas decisões de compra. Facebook e Instagram, em particular, estão impulsionando mudanças no Brasil, com 53% e 55% dos compradores online relatando compras através dos aplicativos.

Segundo a empresa, essa mudança indica uma transformação significativa na forma e nos locais onde as marcas devem se engajar com seu público, além de exigir experiências nativas para dispositivos móveis que sejam projetadas para facilitar a conversão dentro do aplicativo

ENTREGA E DEVOLUÇÕES: OS PRINCIPAIS MOTORES DE CONVERSÃO

Enquanto novas tecnologias continuam a transformar a experiência de compra digital, são os fundamentos da entrega e das devoluções que permanecem os maiores motores de abandono de carrinho. O relatório apontou que os consumidores não estão dispostos a abrir mão de conveniência, flexibilidade e controle.

De fato, 91% dos consumidores brasileiros afirmam que abandonarão sua compra se a opção de entrega preferida não estiver disponível. Da mesma forma, 87% deixarão de comprar se o processo de devolução não atender às suas expectativas. A confiança também desempenha um papel importante, com 82% dos compradores brasileiros relatando que não comprarão de um varejista se não confiarem no provedor de entrega e devoluções.

Essas expectativas enfatizam a importância de estratégias logísticas transparentes e focadas no cliente — não apenas como uma preocupação operacional, mas como uma parte central do funil de conversão.

SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA CIRCULAR: DE PALAVRA DA MODA A RESULTADO CONCRETO

A sustentabilidade evoluiu de um diferencial de marca para uma demanda central do consumidor. No Brasil, 83% dos consumidores agora consideram a sustentabilidade ao fazer compras online. Isso vai além da embalagem ou do envio — 40% dos consumidores abandonaram ativamente seus carrinhos devido a preocupações com a sustentabilidade.

Os consumidores brasileiros também estão adotando modelos de consumo mais circulares, com metade optando por bens de segunda mão ou recondicionados, motivados tanto por valores ambientais quanto por eficiência de custos.

Além disso, 65% dos consumidores argentinos expressam disposição para participar de programas de reciclagem ou recompra oferecidos por varejistas. Esses comportamentos apontam para uma expectativa crescente de que as marcas não apenas reduzam sua pegada, mas também capacitem os consumidores a comprar de forma mais sustentável.

À medida que olhamos para 2030, essas percepções fornecem um roteiro claro para os varejistas que desejam capturar a atenção das diversas demografias de consumidores de hoje. Ao abraçar a tecnologia, priorizar a sustentabilidade e entender as preferências em evolução dos consumidores, as empresas podem transformar desafios em oportunidades.

 

Fonte: Redação - Mundo Logística

Via: Agência Logística de Notícias

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