Ultracargo finaliza desvio ferroviário para conectar Paulínia (SP) a Rondonópolis (MT)
Ligação facilitará o escoamento de biocombustíveis vindos do Centro-Oeste e o envio de derivados de petróleo para abastecer o agronegócio

A Ultracargo finalizou a construção de um desvio ferroviário que conecta Opla, uma joint venture entre Ultracargo e BP, ao terminal da companhia em Rondonópolis (MT). Com a nova estrutura, será possível escoar o etanol de milho produzido no Centro-Oeste e enviar derivados de petróleo para abastecer o maquinário do agronegócio da região, criando um corredor logístico eficiente e ambientalmente mais sustentável do Sudeste ao Centro-Oeste.
Segundo a empresa, o desvio tem 4,4 km de linhas férreas, 14 posições de carga e 28 de descarga, e está conectado à malha ferroviária da Rumo. O transporte será realizado por composições de até 80 vagões, com trens carregados tanto na ida quanto na volta. A operação terá capacidade de tancagem estática de 180 mil m³, e poderá movimentar até 6 milhões de metros cúbicos de produtos por ano, sendo 3 milhões de m³ de etanol e 3 milhões de m³ de derivados. Desde 2023, o projeto recebeu um investimento de aproximadamente R$ 200 milhões. “Ao facilitar o escoamento da produção de etanol de milho e garantir o fornecimento de combustíveis para o Centro-Oeste, reforçamos nosso papel como provedores de soluções logísticas que impulsionam o desenvolvimento do agronegócio. Nosso compromisso é oferecer serviços cada vez mais integrados, com foco em eficiência, segurança e sustentabilidade”, afirma o diretor executivo de Desenvolvimento de Negócios da companhia, Fernando Dihel.
BRASIL É O SEGUNDO MAIOR PRODUTOR MUNDIAL DE ETANOL DE MILHO
De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), o Brasil já é o segundo maior produtor mundial de etanol de milho. Na safra 2024/25, a produção nacional cresceu cerca de 30%, saltando de 6,3 para 8,2 milhões de m³. Somente o estado do Mato Grosso alcançou 6,70 bilhões de litros de etanol, sendo 5,62 bilhões provenientes do milho — crescimento de 17% em relação à safra anterior e acima da média nacional de crescimento (3,65%). “Para sustentar esse crescimento, é fundamental investir em infraestrutura logística e de armazenagem, especialmente entre o Centro-Oeste e o Sudeste, onde a ferrovia se consolida como o modal mais eficiente e ambientalmente responsável. Além de reduzir a circulação de caminhões em longas distâncias e a poluição sonora, a substituição de carretas por trens em trajetos estratégicos permite uma redução de até 35% das emissões - o que equivale a cerca de 51 mil toneladas de CO? a menos por ano”, destacou presidente da Ultracargo, Fulvius Tomelin.
Além do desvio em Paulínia, estão previstas para 2025 a entrega de um novo trecho de linhas férreas e a expansão da capacidade de armazenagem em Rondonópolis (MT); a expansão em Santos (SP); e a inauguração do terminal de Palmeirante (TO), que fortalecerá a logística de combustíveis no Arco Norte. “Nosso foco é integrar modais, otimizar rotas e destravar o potencial competitivo do Brasil. Corredores logísticos como o que liga São Paulo ao Mato Grosso e o que conecta Maranhão e Tocantins ajudam a reduzir gargalos, custos logísticos e impactos ambientais, beneficiando consumidores e indústrias em todo o país”, disse Tomelin.
Fonte: Redação - Mundo Logística de Notícias
Via: Agência Logística de Notícias
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