Scania entrega caminhões a gás para coleta de resíduos em Campo Grande
Caminhões começam a operar na capital como parte de um projeto de transição para frotas com menor emissão de poluentes

A Scania entregou três unidades do modelo G 280 XT 4x2, movidas a gás natural veicular (GNV), para a concessionária Solurb, responsável pela coleta de resíduos em Campo Grande (MS). Os caminhões começam a operar na capital como parte de um projeto de transição para frotas com menor emissão de poluentes.
Com essa entrega, Campo Grande se torna a terceira cidade do país a utilizar caminhões a gás na coleta urbana. Os veículos são equipados com motor Euro 6 de 9 litros, torque de 1,3 mil Nm e capacidade de armazenar até 230 m³ de gás em oito cilindros, garantindo autonomia para operações urbanas. O modelo pode operar com gás natural comprimido ou biometano em qualquer proporção.
De acordo com o gerente de Vendas de Soluções de Transporte da Scania Operações Comerciais Brasil, Daniel Bandeira, a Scania é pioneira na tecnologia de caminhões movidos a gás natural comprimido e/ou biometano no Brasil. “Começamos as vendas em 2019 e até agora já superamos as 1.500 unidades negociadas, sendo mais de 150 para a coleta de resíduos. Nos últimos seis anos, criamos e desbravamos um mercado que não existia construindo pontes com produtores, distribuidores e companhias públicas de gás. O Estado do Mato Grosso do Sul tem um enorme potencial de veículos a gás”, disse.
MODELO SCANIA G 280 XT
De acordo com a empresa, o caminhão escolhido para a operação é o Scania G 280 XT 4x2, com motor Euro 6 de 9 litros, capaz de operar com gás natural comprimido e biometano em qualquer proporção.
A cabine G tem capacidade para quatro ocupantes (um motorista e três passageiros) e foi configurada com o pacote off-road XT. O veículo tem torque de 1.350 Nm e peso bruto total combinado (PBTC) de até 40 toneladas. Os oito cilindros armazenam até 230 m³ de gás, o que permite autonomia compatível com operações urbanas de coleta de resíduos.
Segundo a companhia, o modelo também conta com a caixa de câmbio automatizada Opticruise G25CM, a mesma utilizada na linha Scania Super. Os motores funcionam com o Ciclo Otto, sem conversão de diesel para gás, com garantia de fábrica. As potências disponíveis para os modelos a gás da Scania são de 280, 340, 420 e 460 cavalos. A linha atende operações de curtas, médias e longas distâncias, incluindo aplicações no setor de coleta urbana.
Fonte: Redação - Mundo Logística
Via: Agência Logística de Notícias
contato@agencialogistica.com.br
(91) 3212 1015 - (91) 98112 0021
Comentários (0)
Comentários do Facebook