As taxas de frete de GNL atingem o pico em 8 meses devido à disponibilidade limitada de petroleiros e ao conflito no Oriente Médio

Por Emily Chow e Marwa Rashad - (Reuters)

As taxas de frete de GNL atingem o pico em 8 meses devido à disponibilidade limitada de petroleiros e ao conflito no Oriente Médio
CINGAPURA/LONDRES, 24 de junho (Reuters) - Os custos de transporte de cargas de gás natural liquefeito atingiram o maior nível em cerca de oito meses, com a disponibilidade de embarcações reduzida devido ao aumento de navios rumo à Ásia, ao mesmo tempo em que o conflito no Oriente Médio se intensifica.
A tarifa de frete do Atlântico para navios com motores de dois tempos capazes de transportar 174.000 metros cúbicos de GNL, o tipo mais comum no mercado, foi avaliada em US$ 51.750 por dia na segunda-feira, seu nível mais alto desde 3 de outubro, de acordo com a agência de preços Spark Commodities.
A tarifa de frete do Pacífico para a mesma classe de navio também aumentou, com a Spark avaliando-a em US$ 36.750/dia na segunda-feira, o nível mais alto desde 25 de outubro.
"Esse aumento nas tarifas globais de frete de GNL se deve em grande parte à baixa disponibilidade de navios, o que por sua vez foi causado por uma mudança nos sinais de preços para cargas dos EUA", disse o analista da Spark Commodities, Qasim Afghan.
"Isso foi ainda mais agravado pelo sentimento do mercado em relação à situação em desenvolvimento no Oriente Médio", disse ele.
Uma licitação recente do Egito para comprar até 160 cargas de GNL até 2026 também aumentou a demanda por navios.
Em fevereiro, as tarifas de transporte de GNL caíram para as mínimas dos últimos cinco anos, com a expansão da frota global e os preços mais altos de entrega na Europa incentivando as cargas americanas a permanecerem no Atlântico em vez de viajarem para a Ásia. Os tempos médios de viagem mais curtos aumentaram a disponibilidade dos navios-tanque.
Nas últimas duas semanas, no entanto, tornou-se igualmente lucrativo entregar GNL para a Europa e a Ásia, então as cargas spot agora são incentivadas a viajar para a Ásia via Cabo da Boa Esperança, aumentando o tempo médio de viagem e reduzindo os navios disponíveis para fretamento, disse Afghan.

TENSÕES NO ORIENTE MÉDIO

O conflito entre Israel e Irã, no qual ambos os países têm disparado mísseis um contra o outro, levantou temores de que Teerã possa fechar o Estreito de Ormuz em nova retaliação.
Como resultado, os armadores estão adiando o fretamento de navios, o que está reduzindo a disponibilidade de petroleiros e aumentando os preços, disse uma fonte comercial, que não quis ser identificada porque não estava autorizada a falar com a mídia.
Os custos do seguro para navios-tanque de GNL que passam pelo Estreito de Ormuz também aumentaram, disseram três fontes comerciais, com uma delas acrescentando que o prêmio de risco de guerra aumentou até cinco vezes desde o início do conflito entre Israel e o Irã.
Cerca de 20% da demanda global de petróleo e gás flui pelo Estreito de Ormuz, situado entre o Irã e Omã.
O Catar, um dos maiores exportadores de GNL do mundo, envia quase todos os seus suprimentos pelo estreito.
 
Reportagem: Emily Chow em Singapura e Marwa Rashad em Londres;
Edição: Sonali Paul
Fonte: Agência Reuters de Notícias
Via: Agência Logística de Notícias
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