Cerimônia de passagem de direção no CEIMBE
Coluna Luis Celso Borges - Edição da quarta-feira
Na manhã da quinta-feira (15), aconteceu a passagem de direção no Centro de Intendência da Marinha em Belém (CIEMBE), a cerimônia foi presidida pelo Vice-Almirante Adriano Marcelino Batista Comandant do 4º Distrito Naval, acompanhado pelos: Vice-Almirante (IM) Alexandre Rodrigues Viveiro Diretor de Financias da Marinha e do Contra-Almirante José Fábio Carneiro da Silva Chefe do Estado-Maior do Comando do 4º Distrito Naval.
A transmissão de cargo de direção do Centro de Intendência da Marinha em Belém, através da Portaria Nº 280/MB/MD, de 13 de outubro de 2025. O Comando da Marinha no uso de suas atribuições, resolve:
Exonerar o Capitão de Mar e Guerra (IM) Ornei Pena Rocha Junior do Cargo de Diretor do Centro de Intendência da Marinha em Belém.
Nomear por necessidade do serviço, o Capitão de Mar e Guerra (IM) Leandro Fonseca Hermes Zuquim de carvalho para exercer o Cargo de Diretor do Centro de Intendência da Marinha em Belém. Marcos Sampaio Olsen, Almirante de Esquadra Comandante da Marinha.
Para conhecimento deste Comando, Organizações Militares subordinadas e devidos fins, torno público o seguinte:
1. PASSAGEM DE CARGO
Exonerado pela Portaria n° 280/MB/MD, de 13OUT2025, passa, em 15JAN2026, o Cargo de Diretor do Centro de Intendência da Marinha em Belém, o Capitão de Mar e Guerra (IM) 87.3024.97 ORNEI PENA ROCHA JUNIOR.
2. ASSUNÇÃO DE CARGO
Nomeado pela Portaria n° 280/MB/MD, de 13OUT2025, assume, em 15JAN2026, o Cargo de Diretor do Centro de Intendência da Marinha em Belém, o Capitão de Mar e Guerra (IM) 95.0640.61 LEANDRO FONSECA HERMES ZUQUIM DE CARVALHO.
INVESTIDURA NO CARGO.
(Ato de Investidura pelo Com4ºDN - “Declaro empossado no cargo de Diretor do Centrode Intendência da Marinha em Belém o CMG (IM) Leandro Fonseca Hermes Zuquim De Carvalho.”)
(Declaração pelo Comandante Empossado - “Assumo o cargo de Diretordo Centro de Intendência da Marinha em Belém”).

A cerimônia foi encerrada, o diretor do Centro de Intendência da Marinha em Belém agradeceu a presenças de todos e convidou para um congraçamento no Tatiri onde foram recebido os comprimentos. A coluna fez umas imagens do evento.




Brasil Sugarcane leva empresas brasileiras à Bolívia para agenda técnica e comercial
O Projeto Brazil Sugarcane, uma parceria entre o Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realiza de 27 a 30 de janeiro da missão técnica e comercial na Bolívia.
A jornada com 21 empresas terá início com uma visita em usinas, grupos açucareiros e, na sequência, participação no Simpósio Técnico Agroindustrial de ATACBOL, em Santa Cruz de La Sierra.
Nos dias 27 e 28, o grupo de fornecedores brasileiros do setor sucroenergético percorre a Unagro e as usinas Aguaí, Guabira e La Belgica, onde terá a oportunidade de conhecer os processos de produção de açúcar, etanol e outros produtos derivados da cana-de-açúcar. "A Bolívia é o nosso primeiro destino de 2026. O país é um grande parceiro comercial do Brasil e, em especial, das empresas ligadas ao projeto Brazil Sugarcane. Essa agenda agrega conhecimento com a participação no simpósio e, nas visitas poderemos ver de perto os gargalos de mercado e as oportunidades de negócios, fortalecendo parcerias estratégicas e ampliando a presença das empresas brasileiras no setor boliviano, com foco em inovação, competitividade e geração de valor para toda a cadeia sucroenergética", declarou o gerente do Projeto Brasil Cana-de-Açúcar, Suy Machado.
A Bolívia é um país com condições climáticas específicas à produção de cana-de-açúcar e, através de parcerias internacionais como o Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution, vem se destacando com modernização, expansão e crescimento sustentável para o aumento da produção. (Foto e fonte: Ozônio Propaganda).

Missão inclui visitas a usinas e participação no simpósio ATACBOL, de 27 a 30 de janeiro
Câmara Árabe terá duas vagas na Gulfood 2026
Representantes de 15 organizações brasileiras, a maioria do setor de alimentos e bebidas, vão participar da feira do segmento Gulfood, a partir de 26 de janeiro, em Dubai, Emirados Árabes Unidos, em missão organizada pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, que fomenta negócios entre empresas do Brasil e dos países árabes.
As organizações são a AgroExport e WMS Foods, ambas de carnes; Timbro Foods, de embutidos, pescados, vegetais e industrializados; Tropicool, de derivadas de açaí; Cooxupé e Camap, cooperativas atuantes com café e amendoim, respectivamente; Stefenoni Interagrícola, de cafés e especiarias; Pomer, de derivados animais, incluindo, café e especiarias; KPM Logistics, de serviços logísticos; Ovos Santa Maria e Ovos Pommer, de ovos e derivados; M.Dias Branco, de panificados; GAR Agronegócio e Alimentos, de açúcar e derivados de dendê; exportadora de commodities agrícolas IVL Global Trading; além da agência de fomento Invest Paraná.
Eles vão destacar suas linhas em dois espaços montados pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira nos centros de eventos em que uma mostra será realizada neste ano: o Dubai World Trade Center e o Dubai City Expo. “Há muito tempo, os organizadores da Gulfood receberam pedidos dos expositores para ampliar a mostra. Este ano, a Gulfood será realizada em dois locais na metrópole emirática. Será uma experiência nova para todos os expositores. Estamos ampliando nossas equipes de atendimento para garantir a assistência aos nossos associados e oferecer a eles as condições para a realização de negócios”, afirmou Marina Sarruf, diretora de marketing e comunicação da entidade.
Além das empresas levadas pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, que há pelo menos uma década mantém posições na Gulfood, oferecendo um custo bastante atraente em comparação com as ofertas da organizadora do evento, outras entidades receberão presentes, com suas próprias posições, com pelo menos 130 empresas brasileiras na mostra.
O objetivo é viabilizar a participação na feira de alimentos e bebidas mais relevante do Oriente Médio, frequentada por importadores e redes de varejo locais, mas também por empresas que buscam fornecedores de alimentos no exterior para processos de reexportação a partir dos portos dos Emirados Árabes Unidos. Só no ano passado, o pequeno país de apenas 10 milhões de habitantes comprou aproximadamente US$ 2,28 bilhões em alimentos e bebidas do Brasil. (Foto e Fonte: Câmara de Comércio Árabe-Brasileira).

ACONTECIMENTOS EM PAUTA
SAFRAS - O avanço consistente do agronegócio brasileiro continua a atingir novos recordes. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a safra brasileira de grãos obteve um crescimento de 113%, entre 2012 e 2025, e o que chama atenção é que esse desempenho não decorreu da ampliação de áreas cultivadas, mas, sim, devido ao aumento da produtividade no campo. O relatório revela que em 2025 a produção total de grãos alcançou 346,1 milhões de toneladas, trazendo impactos positivos tanto para a inflação - que acabou fechando o ano em 4,26% - quanto para a balança comercial. Segundo o IBGE, esse resultado foi o progresso por uma conjunção de fatores como as boas condições climáticas e a ampliação de estratégias de cultivo como milho, arroz, soja e algodão. (PRESS FC).
HID E SHARRY - A HID, líder mundial em soluções de identificação segura, anunciou a implementação de sua tecnologia HID® Mobile Access® no primeiro projeto da região que habilita credenciais móveis diretamente no Apple Wallet e no Google Wallet para edifícios corporativos. O projeto consiste na criação de um ecossistema de acesso digital em três dos complexos corporativos mais emblemáticos da Buró Property na Cidade do México: Puerta Polanco, DEK Polanco e In Situ Santa Fe. Graças a essa implementação, milhares de usuários, visitantes e curiosos podem acessar catracas, elevadores e estacionamentos usando apenas o celular ou smartwatch. (TRÓPICO COMUNICAÇÃO).
LANÇAMENTO - A Bendu , marca de snacks funcional criada em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, avança em sua trajetória com o lançamento da linha SoftBar, uma barra proteica de textura macia que marca uma inflexão no mercado de snacks saudáveis ao unir nutrição, sabor real e experiência sensorial. Durante anos, as barras proteicas estiveram envolvidas em produtos voltados principalmente para performance esportiva. Texturas, sabores artificiais e fórmulas pouco difíceis encontraram esse tipo de lanche uma escolha pontual na rotina alimentar. A SoftBar surge a partir desse cenário, com uma proposta focada em experiência sensorial e consumo recorrente. Desenvolvida com fórmula autoral e maquinário exclusivo, a SoftBar é a primeira barra prensada do mundo, tecnologia que garante textura suave e mastigação fácil, sem o uso de gomas ou xaropes. Cada unidade oferece 12g de proteína, além de zero lactose, zero glúten e zero adição de açúcares, características alinhadas às demandas atuais por produtos funcionais com composição mais limpa. (VISAR PLAN).
AGRO TEC 2026 - O Grupo Ubyagro, multinacional brasileira de atuação internacional que transforma o agronegócio por meio de tecnologias de ponta, sustentabilidade e excelência em nutrição e defensivos agrícolas, participa da AgroTec 2026, nos dias 21 e 22 de janeiro, na Unidade de Difusão Tecnológica (UDT), em Londrina (PR), onde apresenta soluções específicas ao aumento de produtividade, vigor e desempenho das culturas, com foco em eficiência e rentabilidade no campo. Entre os produtos apresentados destacam-se o Gratto Solufos, que promove a solubilização do fósforo retido no solo, promovendo o desenvolvimento radicular e o maior vigor das plantas, e o Gratto Nema, direção ao controle biológico de nematoides, contribuindo para sistemas produtivos mais equilibrados e sustentáveis. (GRUPO PRINTER).
Uma maravilhosa e abençoada quarta-feira a todos, a coluna volta na sexta-feira. DEUS É BOM.
Por: Luis Celso Borges - Agência Logística de Notícias
Contato: +55 91 98112 0021
contato@agencialogistica.com.br














Comentários (0)
Comentários do Facebook