Comando Marajoara realiza 4ª reunião com órgãos e sociedade visando a COP 30

Coluna Luís Celso Borges - Edição do domingo

Comando Marajoara realiza 4ª reunião com órgãos e sociedade visando a COP 30

Representantes do Comando Operacional Conjunto Marajoara, estrutura criada pelo Ministério da Defesa para integrar os esforços da Marinha, Exército e Aeronáutica na garantia da defesa e segurança na COP 30 se reuniram na tarde de quinta-feira (10) com órgãos de segurança e demais instituições públicas e privadas, na sede do Quartel General Integrado, em Belém. Esta foi a 4ª “Reunião do Grupo de Trabalho COP 30 - Agências” entre as Forças Armadas e as agências para o planejamento das ações para evento global.

O objetivo do encontro, que ocorre mensalmente até a COP 30, é fortalecer a integração interagências, alinhando o planejamento e a execução das ações nos âmbitos federal, estadual e municipal. Estiveram em pauta a mobilidade na cidade e as medidas que cada órgão está tomando para garantir, dentro do seu nicho, para que o evento seja seguro e exitoso a todos.

De acordo com o General Nagy, chefe do Centro de Coordenação de Operações do CMN, desde a primeira reunião, já houve grandes avanços. “O avanço na construção da atividade conjunta entre os órgãos se deu na montagem do esquema de manobra, que é a representação gráfica dos elementos essenciais de uma linha de ação para o cumprimento de missão tática ou estratégica, além do esquema de defesa. Cada instituição nos permite identificar as necessidades desse esquema. O plano de mobilidade da cidade é fundamental para que a gente saiba onde posicionar as tropas e permitir o livre acesso dos visitantes”, detalhou o general em entrevista à imprensa.

Presidente da Associação Comercial do Pará (ACP), Elizabete Grunvald, acredita que todos devem cooperar para a segurança da COP 30. “Quando a gente pensa em segurança, a gente não está falando só na segurança e efetiva na acepção da palavra, mas todos nós envolvidos para que isso dê certo, todos nós nos comprometermos com esse evento ao andar na rua, ao as pessoas entrarem no nosso estabelecimento e organizar a informação mais adequada, porque na hora que o turista vem ele não sabe, então todos nós precisamos estar informados para ser um pouco agente de segurança, para ser um pouco agente de informação”, afirmou a representante da sociedade civil.

A estimativa é de que cerca de 12 mil militares das Forças Armadas atuem de forma integrada durante a Conferência do Clima, assegurando a ordem, protegendo as autoridades e delegações internacionais e a população em geral. “Essas reuniões de inteligência ou de informações são a maneira que nós temos aqui com os entes públicos, privados, federais, estaduais e municipais nos inteirarmos e trabalharmos juntos. Vamos ter ainda um planejamento tático que nós chamamos a nova reunião de planejamento das Forças de Defesa do Comando Marajoara para produzir o plano final, que é bastante detalhado", afirma o General de Exército Vendramin, Comandante do Comando Operacional Conjunto Marajoara. (Fotos fonte: ACS/CMN).

PÂNICO EM NAVIO NO MAR VERMELHO

LONDRES, 11 de julho (Reuters) - Navios comerciais que ainda navegam pelo Mar Vermelho estão transmitindo mensagens sobre sua nacionalidade e até mesmo religião em seus sistemas públicos de rastreamento para evitar serem alvos dos houthis do Iêmen após ataques mortais da milícia.  (Matéria completa no link: https://www.agencialogistica.com.br/toda-a-tripulacao-e-muculmana-navios-tentam-evitar-ataques-no-mar-vermelho-com-mensagens).

Marinha recebe autorização para realizar concurso público para 44 vagas do Magistério

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou a realização de concurso público para o preenchimento de 44 cargos efetivos no âmbito do Comando da Marinha. A medida foi publicada nesta terça-feira (8) no Diário Oficial da União, por meio da Portaria MGI nº 5.440/2025.

Do total, 34 vagas destinam-se ao cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e 10 ao cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior.

As vagas destinam-se ao provimento de cargos efetivos de natureza civil, não configurando ingresso na carreira militar. Os candidatos aprovados atuarão como servidores civis na Marinha do Brasil (MB).

Conforme a portaria, a MB será responsável pela organização do certame, incluindo a publicação do edital e a condução de todas as etapas do processo seletivo. O edital deverá ser publicado em até seis meses, contados a partir da data da portaria.

A portaria também determina o cumprimento das normas relativas à reserva de vagas para pessoas com deficiência, pessoas negras e demais ações afirmativas, a fim de garantir equidade e diversidade no serviço público.

Acesse o portal da Agência Marinha de Notícias, o site de concursos da Força ou siga o perfil da Marinha nas redes sociais para não perder nenhuma oportunidade. Vem pra Marinha! (Fonte: Agência Marinha de Notícias).

Servidores realizam fiscalização na travessia internacional que liga o Brasil à Guiana Francesa

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) realizou, de terça-feira (08) a quinta-feira (10), fiscalização na travessia internacional entre Oiapoque (AP) e Saint – Georges, cidade a 200 km da capital da Guiana Francesa, Caiena. Foram feitas averiguações e vistorias na prestação do serviço da travessia e nas documentações das embarcações e condutores. Todas as irregularidades encontradas foram regularizadas no período da ação.  

Entre as inconformidades encontradas pelos fiscais, estavam: documentação incompleta (da embarcação e do condutor), ausência de adesivos nas catraias com informações importantes relacionadas ao transporte e falta de bilhetes para serem entregues aos passageiros no ato da compra. “Essa travessia é fundamental. Passageiros e cargas são transportados. Muitos alunos brasileiros utilizam esse serviço para estudar na França. Então, a atuação da ANTAQ no Oiapoque é, socialmente, muito importante para garantir a prestação do serviço adequado”, ressaltou o chefe da Unidade Regional de Santana, Renan Santos, que liderou os trabalhos. 

Além disso, ele ainda afirmou que essas fiscalizações frequentes resolvem diversas irregularidades de forma célere, efetiva e sem a necessidade de processos administrativos, gerando economia para o usuário. Os fiscais da Agência, ainda, esclareceram dúvidas dos profissionais da região e destacaram a importância de se prestar um serviço regular e autorizado para a comunidade local. Essa é a terceira missão que acontece no Oiapoque em 2025.

Atualmente, existem sessenta empresas autorizadas pela ANTAQ para realizar esse transporte internacional no município, com, aproximadamente, setenta embarcações. Em 2024, a Agência montou uma força-tarefa que regularizou a maior parte das empresas de transporte aquaviário na região, oferecendo mais segurança e um serviço com mais qualidade para os passageiros. (Fonte e foto: ACSC/ANTAQ).

Um maravilhoso e abençoado domingo a todos, a coluna volta na quarta-feira. “Deus é bom – Em todo tempo”.

 

Via: Agência Logística de Notícias

contato@agencialogistica.com.br

(91) 3212 1015 – (91) 98112 0021