Braskem amplia frota própria com o navio Brave Future e fortalece estratégia logística global
Coluna Luís Celso Borges - Edição da sexta-feira

A Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, celebrou na quinta-feira (10) a chegada do Brave Future, seu novo navio. O início da operação da embarcação de cerca de R$ 500 milhões, que fará a rota entre Estados Unidos, México e Brasil, marca a ampliação da estratégia da companhia para aumentar a sua autonomia logística, reduzir os custos de transporte marítimo e fortalecer sua competitividade global. A cerimônia de batismo foi realizada, na China, no estaleiro da YAMIC, empresa responsável por construir a embarcação.
Projetado como um transportador de etano com 188 metros de comprimento, capacidade de 36 mil m³ e podendo transportar cargas a uma temperatura de até -104°C, o navio foi financiado pela Ocean Yield e será operado pela Hartmann Reederei. A embarcação conta ainda com um motor bicombustível, que funciona com óleo bunker e etano. O navio tem alta eficiência no consumo de combustível e no sistema de propulsão, tendo emissões de CO2 cerca de 40% inferiores à média da frota em operação. “O Brave Future é um ativo estratégico que amplia a nossa autonomia logística, confere maior previsibilidade às operações e fortalece a nossa posição como líder global na indústria petroquímica”, destaca Hardi Schuck, diretor da Braskem Trading & Shipping (BT&S). Antes do batismo, a embarcação passou pela fase de sea trials, um rigoroso processo de testes no mar que avalia segurança, velocidade, manobrabilidade e desempenho dos equipamentos antes do início da operação comercial.
Com o novo navio, a Braskem passa a contar com duas embarcações próprias dedicadas ao transporte de etano – Brave Future e Brilliant Future. Em 2026, a BT&S espera a entrega de mais quatro navios para atender a Braskem. Tal estrutura reforça o compromisso da companhia com as soluções logísticas inovadoras, sustentáveis e alinhadas às exigências do comércio marítimo global.
Sobre a Braskem
A Braskem é uma empresa petroquímica global, orientada para o ser humano, com olhar para o futuro, que cultiva relacionamentos sólidos e gera valor para todos. Oferecendo soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, a petroquímica possui um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. A Braskem acredita que a inovação disruptiva é o único caminho possível para se estabelecer uma nova relação com o planeta, por isso, escolhe agir no presente, promovendo a circularidade do plástico e impulsionando a revolução dos materiais de base biológica. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 71 países por meio de seus 8.500 mil integrantes que atuam globalmente em um modelo de gestão que demonstra o compromisso com a ética, respeitando as normas de conformidade em todos os países e garantindo o respeito à competitividade responsável. Mais informações: https://www.braskem.com.br (Fonte e fotos: Agência Fato Relevante).
DIA MUNDIAL DA PIZZA
Dia 10 de julho “Dia mundial da Pizza”. Apesar de originalmente italiana, a pizza é, sem dúvidas, um dos pratos preferidos de muitos brasileiros. A massa popular em todo o mundo tem um dia só para chamar de seu, e ele é comemorado nesta quinta-feira (10 de julho). A razão para esta homenagem está relacionada à corte real italiana, a história diz que o rei e a rainha da Itália provaram pela primeira vez a pizza no sabor marguerita justamente no dia 10 de julho de 1889, há 136 anos. O sabor foi criado por um pizzaiolo de Nápoles para homenagear a rainha Marguerita de Savoia. “Em celebração mais do que um prato — celebramos momentos, encontros e histórias que começam com uma boa massa. No “Dia da Mundial da Pizza”, a Farinha Mirella se orgulha de estar presente em cada fornada que vira tradição, sabor e afeto à mesa. Porque toda pizza especial começa com uma base de confiança”. Palavras de Rui Brandão diretor comercial do Grupo Ocrim.
Vai ter horário de verão em 2025?
A implementação do horário de verão volta ser discutida no Brasil. Isso está ocorrendo por conta da preocupação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) com o atendimento da ponta de consumo de energia elétrica no país, que se agravou no Plano de Operação Energética (PEN) para o período de 2025-2029, de acordo com o diretor de Planejamento do ONS, Alexandre Zucarato. Segundo ele, é possível que este ano seja recomendado ao governo o uso do horário de verão para obter pelo menos mais 2 gigawatts (GW) de reforço no Sistema Interligado Nacional (SIN). A decisão precisa ser tomada em agosto, já que a medida requer três meses de antecedência para ser implantada. (Fonte: estadão/Conteúdo).
Pelo terceiro mês consecutivo, portos brasileiros batem recorde de movimentação total
Os portos brasileiros movimentaram 118,4 milhões de toneladas de cargas no mês de maio de 2025, o que representa um crescimento de 6,94% em comparação com o mesmo período do ano passado.
O número é o maior registrado para um mês de maio desde o início da série histórica. Nos últimos dois meses do ano, também foram atingidos recordes mensais para a movimentação portuária total.
Os dados do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) também demonstram que o acumulado de movimentação de janeiro a maio chegou a 531,9 milhões de toneladas.
Entre os destaques percentuais das mercadorias movimentadas estão o Carvão Mineral com crescimento de 26,78% (1,5 milhão de toneladas de cargas), os Fertilizantes com alta de 16,32% (3,8 milhões de toneladas de cargas) e o Gás de Petróleo com aumento de 16,31% (0,4 milhão de toneladas de cargas).
Cargas
As movimentações de granéis sólidos e de cargas conteinerizadas também alcançaram recordes para o mês. O primeiro movimentou 73,4 milhões de toneladas de cargas com crescimento de 7,62% e o segundo chegou a 13 milhões de toneladas (o que representa 1,2 milhão de TEUs), um aumento de 5,15%.
Os graneis líquidos, com um acréscimo de 5,7% frente a maio de 2024, registraram movimentação de 26,5 milhões de toneladas movimentadas, e as cargas gerais atingiram total de 5,4 milhões, com uma alta de 8,23%.
Navegação
Ao longo do quinto mês do ano, a navegação por longo curso foi responsável pela movimentação de 85,6 milhões de toneladas de cargas, um aumento de 7,61% em relação a maio de 2024.
Por sua vez, a movimentação da cabotagem atingiu 24,6 milhões de toneladas, crescendo 3,64% e a navegação interior movimentou 7,9 milhões de toneladas, alta de 11,41%.
Portos Públicos e Privados
Também com recordes de movimentação para maio estão os portos públicos e os terminais privados.
Os portos públicos movimentaram 42,3 milhões de toneladas de cargas no quinto mês de 2025. O número representa aumento de 4,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Entre os 20 portos públicos que mais movimentaram no país, o com maior crescimento percentual no mês foi o Porto de Rio Grande (RS), devido aos impactos das enchentes no Rio Grande do Sul no ano passado. O aumento foi de 46,86%, frente a maio de 2024, e a movimentação atingiu 2,5 milhões de toneladas.
Nos terminais autorizados houve um crescimento de 8,1% na movimentação em relação a maio do ano passado. O setor movimentou 76,1 milhões de toneladas de cargas.
Entre os 20 TUPs que mais movimentaram no quinto mês do ano, o com o maior crescimento de movimentação, comparado ao mesmo mês do ano passado, é o Porto Itapoá Terminais Portuários (SC) com uma alta de 27,07%. O terminal movimentou 1,3 milhão de toneladas de cargas.
Painel Estatístico
O Painel Estatístico da ANTAQ pode ser acessado via smartphones e tablets, disponível no site da Agência. Na consulta eletrônica podem ser checados dados de transporte de longo curso, cabotagem, vias interiores, além da movimentação portuária de contêineres. (FonteAscom/ANTAQ).
Uma abençoada e maravilhosa sexta-feira a todos, a coluna volta no domingo. “Deus é bom – Em todo tempo.”
Via: Agência Logística de Notícias
contato@agencialogistica.com.br
(91) 3212 1015 – (91) 98112 0021
Comentários (0)
Comentários do Facebook