1886: O Dia em que Karl Benz Colocou o Mundo sobre Rodas

Coluna Luís Celso Borges - Edição de querta-feira

1886: O Dia em que Karl Benz Colocou o Mundo sobre Rodas

Em 3 de julho de 1886, um momento divisor de águas na história do transporte aconteceu: Karl Benz revelou oficialmente o Benz Patent-Motorwagen em Mannheim, Alemanha. Este não era apenas mais um veículo, mas sim o primeiro automóvel projetado e construído desde o início para ser movido por um motor de combustão interna, marcando o verdadeiro nascimento da era automotiva.

O Patent-Motorwagen era uma máquina fascinante, com um design de três rodas que hoje nos parece peculiar. Seu motor, um monocilíndrico de quatro tempos refrigerado a água, gerava modestos 0,75 cavalos de potência, permitindo que o veículo atingisse uma velocidade máxima de cerca de 16 km/h. Uma curiosidade é que, inicialmente, a aceitação pública foi cética. As pessoas estavam acostumadas com cavalos e carruagens, e a ideia de uma "carruagem sem cavalos" era vista com desconfiança e até certo temor.

No entanto, a perspicácia de Bertha Benz, esposa de Karl, foi crucial. Em 1888, sem o conhecimento do marido, ela pegou o Patent-Motorwagen e fez a primeira longa viagem de carro da história, percorrendo mais de 100 km para visitar sua mãe. Essa jornada épica, que incluiu paradas para comprar combustível em farmácias (que vendiam "ligroína", um tipo de solvente), não só provou a funcionalidade do invento, mas também gerou a publicidade necessária para que o mundo começasse a enxergar o potencial da invenção de Karl Benz. O dia 3 de julho de 1886, portanto, representa o ponto de partida de uma revolução que mudaria para sempre a forma como nos movemos. (Fonte: Internet).

Ação rápida da Praticagem da Barra do Pará salva duas vidas

Na noite do último sábado (05), o Centro de Operações da Praticagem da Barra do Pará foi acionado pelos navios AL FAROUK e FEDERAL IMABARI, que relataram gritos de socorro e avistaram uma luz na água, indicando um possível naufrágio nas proximidades. Imediatamente, a lancha de praticagem P8 foi enviada ao local. A equipe localizou duas pessoas à deriva após a rabeta em que viajavam ter naufragado devido à forte marola. A embarcação havia saído de Barcarena com destino a Ponta de Pedras. Ambas as vítimas foram resgatadas com vida pela equipe da lancha P8.mA atuação rápida e eficiente da Praticagem Barra do Pará reforça o compromisso com a segurança da navegação e a proteção da vida nas nossas águas. (Fonte: ACS/Barra do Pará).

Navio Peryassú

O navio Peryassú que era iate e se transformou em barco de carga mista e passageiro em meados de 1984 a 1986 sendo adquirido pelo jovem armador Marco Antonio Nogueira de Terra Santa no Pará para mudar a navegação na Amazônia reconstituído no estaleiro de Terra Santa com mestre de obra locai.

Voltou a navegar com o itinerário entre Belém e Terra Santa, com escala em Santarém e Oriximiná, levando carga principalmente da Ceasa para varios municípios do Rio Amazônia. Em 6 de maio de 1988, foi criada oficialmente a Empresa de Navegação Marconave levando o desenvolvimento para a região sendo o pioneiro em fazer transbordo de passageiro com outras embarcações. Nos anos 90, o navio Peryassú fez sua última viagem para descaçar numa pequena praia onde se encontra o Complexo do Ver-O-Rio em Belém/PA, ficando na história da navegação na Amazônia.

Exportação de soja em junho cai 3,9% em volume e 12,5% em receita

O Brasil exportou 13,42 milhões de toneladas de soja em grão em junho, queda de 3,9% em relação ao volume do mesmo mês de 2024, quando os embarques somaram 13,96 milhões de toneladas. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) com base em 20 dias úteis de movimentação em ambos os anos.

A receita com os embarques de junho foi de US$ 5,37 bilhões, recuo de 12,5% frente aos US$ 6,14 bilhões registrados em igual mês do ano passado. Em maio, a receita havia sido de US$ 6,13 bilhões. O preço médio pago pela tonelada de soja no mês passado foi de US$ 400,10, abaixo dos US$ 439,70 praticados em junho de 2024, o que representa retração de 9% no comparativo anual.

No acumulado de janeiro a junho de 2025, o país exportou 64,95 milhões de toneladas de soja em grão, com receita de US$ 25,45 bilhões. O volume representa queda de 13,4% ante os 74,99 milhões de toneladas embarcadas no primeiro semestre de 2024. (Fonte: Estadão/Conteúdo).

Uma maravilhosa e abençoada quarta-feira a tosos, a coluna volta na sexta-feira. (Deus é bom – Em todo tempo).

 

Via: Agência Logística de Notícias

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