Ambipar inicia testes com Be8 BeVant para descarbonizar operações marítimas e logísticas

Combustível 100% nacional é testado em embarcação na base portuária da empresa em São Francisco do Sul (SC) como alternativa limpa ao diesel fóssil

Ambipar inicia testes com Be8 BeVant para descarbonizar operações marítimas e logísticas
Testes fazem parte da estratégia da Ambipar para acelerar a descarbonização Photo: (Divulgação)

A Ambipar iniciou testes com o novo biocombustível Be8 BeVant® como parte da estratégia para acelerar a descarbonização nas operações no Brasil. O combustível será utilizado inicialmente em uma embarcação na base portuária da empresa em São Francisco do Sul (SC) e, posteriormente, em caminhões e equipamentos pesados de logística ambiental, ampliando o escopo de atuação da solução.

Os testes fazem parte da parceria firmada com a Be8 neste ano. O biocombustível BeVant® é bidestilado, possui alto conteúdo renovável, baixo teor de enxofre (ULSD) e pode substituir integralmente o diesel fóssil em motores ciclo diesel, sem necessidade de adaptação.

Segundo o presidente Global de Sustentabilidade e da operação Oriente Médio da Ambipar, Rafael Tello, a expectativa é reduzir as emissões de gases de efeito estufa e de poluentes locais, além de avaliar o uso de resíduos como matéria-prima. “O Be8 BeVant® tem potencial de reduzir até 99% das emissões do tanque à roda quando comparado ao diesel de origem fóssil. Já no médio e longo prazo, essa parceria está conectada a um propósito maior: contribuir para a transição e segurança energética brasileira, fortalecendo a posição do país como provedor de soluções limpas, eficientes e economicamente viáveis”, explicou.

COMBUSTÍVEIS RENOVÁVEIS EM OPERAÇÕES MARÍTIMAS

De acordo com o executivo, o uso de combustíveis renováveis em operações marítimas é uma medida urgente e estratégica diante do cenário climático global. “Estamos tratando de um setor intensivo em emissões. O que estamos testando agora é o início de uma transformação profunda que tem potencial de ser escalonada para toda a nossa frota e inspirar outros players do mercado”, reforçou Tello.

A escolha por São Francisco do Sul se baseia nos dados da ANTAQ. Em 2023, o setor de transporte marítimo e pesqueiro no Brasil emitiu cerca de 2,76 milhões de toneladas de CO2 equivalente, com consumo superior a 309 milhões de litros de diesel marítimo. A embarcação utilizada nos testes atua em atendimentos portuários e operará exclusivamente com o biocombustível por 90 dias.

A avaliação considerará consumo, autonomia (litros por hora) e cálculo de emissões conforme a metodologia do GHG Protocol. Em paralelo, a empresa iniciará testes com 10 caminhões de grande porte e equipamentos como escavadeiras, geradores e minicarregadeiras. O objetivo é analisar a viabilidade técnica, financeira e operacional do combustível em diferentes tipos de operação. “Para nós é muito importante essa parceria com a Ambipar porque reforça o potencial de uso flexível do Be8 BeVant® em diferentes modais. Temos convicção de que os biocombustíveis ocuparão papel central na transformação do setor de transportes no Brasil no curto prazo proporcionando descarbonização imediata. Eles não apenas reduzem emissões, mas também impulsionam a agricultura sustentável, geram empregos e promovem a inclusão social nas cadeias produtivas impulsionando a economia verde”, disse o presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella.

 

Fonte: Redação - Mundo Logística

Por: Agência Logística de Notícias

contato@agencialogistica.com.br

(91) 3212 1015 - (91) 98112 0021