Nova seca prevista no Norte do país exige planejamento logístico antecipado

Em 2024, nível do Rio Negro atingiu 12,66 metros, impossibilitando a atracação de navios e provocando um impacto econômico estimado em R$ 1,4 bilhão na indústria local

Nova seca prevista no Norte do país exige planejamento logístico antecipado

A seca na região amazônica foi destaque no relatório sobre o clima da América Latina, publicado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), como um dos eventos extremos mais críticos de 2024. A previsão de mais um ano de seca severa no Rio Amazonas, com impactos diretos na navegação de cabotagem, exige preparo logístico antecipado.

Em 2024, o nível do Rio Negro atingiu apenas 12,66 metros, impossibilitando a atracação de navios e provocando um impacto econômico estimado em R$ 1,4 bilhão na indústria local. Uma das soluções adotadas foi a utilização de píer flutuante e balsas.

Segundo a Costa Brasil, os píeres têm sido cruciais para garantir o transporte de cargas porque têm capacidade para movimentar navios de diferentes portes, permitindo a transferência de cargas para balsas de menor calado.

Em comunicado à imprensa, a empresa afirmou que orienta os clientes a anteciparem demandas e fortalecerem os estoques, enquanto oferece soluções multimodais para garantir o escoamento de cargas — combinando modal rodoviário, ferroviário, aéreo e marítimo, com alto nível de integração. “Estamos preparados para atender a cadeia logística de ponta a ponta, com rotas alternativas, estrutura robusta e parceiros estratégicos que asseguram a continuidade dos serviços durante o período de estiagem”, afirmou a diretora Comercial da Costa Brasil, Audrinha Nascimento.

 

Fonte: Mundo Logistica

Via: Agência Logística de Notícias

contato@agencialogistica.com.br

(91) 3212 1015 - (91) 98112 0021