Etapa Norte consagra excelência técnica na Copa Cerveja Brasil

Premiação faz parte da programação do road show em Belém, e destacou rótulos do Tocantins e do Pará; Conexão Cerveja Brasil teve ainda congresso técnico e festival

Etapa Norte consagra excelência técnica na Copa Cerveja Brasil
Photo: (Divulgação Redes sociais) Cream ale da Curiang Brew, de Palmas (TO), eleita a melhor cerveja da região Norte

A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) anunciou na sexta-feira (15) os vencedores da etapa Norte da 5ª Copa Cerveja Brasil, realizada em Belém. A cerveja eleita a melhor da competição, que recebeu a medalha de ouro Best of Show, foi do estilo cream ale, a Puro Malte, da Curiango Brew, localizada no distrito de Taquaruçu, em Palmas (TO).

A prata ficou com a Igarapé, da paraense Uriboca, de Belém, uma Vienna Lager que recebeu uma infusão a frio de café arábica (cold brew) da cafeteria local Verô. O terceiro lugar geral foi para a Catharina Sour com morango e frutas vermelhas da Krahö, também do Tocantins, dentro da categoria Estilos Brasileiros.

O resultado mostra a evolução técnica da cena das cervejarias do Tocantins, estado onde o número de cervejarias mais cresceu percentualmente na comparação entre 2023 e 2024. Segundo dados do Anuário da Cerveja do Ministério da Agricultura, houve um aumento de 50% na quantidade de cervejarias, indo de 4 para 6 fábricas. “As cervejarias tocantinenses realmente se destacaram na premiação final da etapa. Mas a região Norte como um todo tem mantido a qualidade e a fidelidade aos estilos. As categorias com estilos que incluem frutas estavam especialmente concorridas em quantidade e qualidade de amostras,” afirma Juliana Behr, diretora do concurso.

Além das três medalhas Best of Show, foram distribuídas um total de 24 medalhas dentro das categorias. “Muitas destas cervejas, frutas e adjuntos regionais não chegam às outras regiões, mostrando a riqueza gastronômica e cultural da cerveja e incentivando inclusive o turismo local,” completa Behr.

A lista de ingredientes regionais inclui taperebá (cajá), manga, cupuaçu, bacuri, coco, pitaya, cagaita, polpa de cacau, jambu, café robusta amazônico e cacau de várzea. Os adjuntos, usados em receitas de estilos como Catharina Sour, Fruit Beer, Coffee Beer e Herb and Spice Beer, refletem a riqueza da biodiversidade da região e a criatividade dos cervejeiros.

Premiação e qualidade
Os julgamentos ocorreram nos dias 13 e 14 de agosto, na Cervejaria Cabôca, em Belém. As amostras foram avaliadas às cegas por especialistas com formação técnica e sensorial, que consideraram critérios como aparência, aroma, sabor, corpo e fidelidade ao estilo.

Após o julgamento, as cervejarias receberão relatórios técnicos com comentários detalhados dos jurados sobre cada amostra, contribuindo para o aprimoramento das receitas e processos. As medalhistas de ouro, prata e bronze se classificam automaticamente para a final nacional, que será realizada em outubro, em São Paulo. “O concurso é uma ferramenta de valorização das marcas regionais e de qualificação dos produtos. Com ele, conseguimos oferecer avaliações técnicas e imparciais feitas por especialistas, além de promover o reconhecimento das cervejarias locais”, destaca Gilberto Tarantino, presidente da Abracerva. “As cervejas artesanais brasileiras têm mostrado inovação, qualidade e identidade. É um setor que cresce com o esforço de empreendedores apaixonados e comprometidos com a cultura cervejeira,” afirma Tarantino.

Congresso técnico
A 5ª Copa Cerveja Brasil compõe o road show Conexão Cerveja Brasil que incluiu, na manhã de sexta-feira (15), o Congresso Cerveja Brasil. O encontro técnico reuniu profissionais do setor na Cervejaria Cabôca para debater temas estratégicos como Gestão de Pequenas e Médias Cervejarias, cervejas sem álcool, low carb e o uso de lúpulos franceses.

A etapa teve o patrocínio do Sebrae, GlobalFood e Hop France e apoio da Cervejaria Cabôca, Academia da Cerveja e da ABRALATAS. A entrada foi gratuita mediante doação de alimentos para a Associação Pará Solidário.

Festival encerra programação
A divulgação dos premiados foi realizada durante o Festival Cerveja Brasil que teve início na sexta-feira (15) e segue neste sábado (16), ocupando a Cervejaria Cabôca e o Boulevard Gastronomia com estandes de cervejarias locais, gastronomia e atrações musicais. O evento é gratuito e aberto ao público.

O Conexão Cerveja Brasil segue para a região Sul, com etapa que será realizada em Porto Alegre (RS), em setembro, com programação semelhante de concurso, congresso e festival. A grande final da Copa Cerveja Brasil acontece em outubro, em São Paulo, reunindo os vencedores das etapas regionais.

Sobre a Abracerva
A Abracerva – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal – é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de proteger, desenvolver e democratizar a cerveja artesanal brasileira. É a maior entidade do setor e representa diretamente mais de 800 pequenas cervejarias, brewpubs, bares, distribuidores, fornecedores e profissionais que atuam no segmento. A Abracerva acredita na máxima: “beba menos, beba melhor”. Saiba mais em https://abracerva.com.br  ou no Instagram: https://instagram.com/abracervaoficial 

Serviço
Festival Cerveja Brasil

15 e 16/08, das 16h às 22h
Cervejaria Cabôca / Boulevard Gastronomia
Evento gratuito e aberto ao público

Próximas etapas
Etapa Sul

Porto Alegre (RS)
Inscrições até 22 de agosto

https://beerawardsplatform.com/copa-cerveja-brasil-2025-etapa-sul

Final Nacional 

Local e data a confirmar
Participam os medalhistas de todas as etapas regionais

 

Fonte: OPA - Assessoria em Comunicação

opa@sejaopa.com.br

Via: Agência Logistica de Notícias

contato@agencialogistica.com.br

(91) 98112 0021 - (91) 3212 1015