Saída da FedEx do Brasil expõe desafios estruturais da logística e da cadeia de suprimentos

Saída da FedEx do Brasil expõe desafios estruturais da logística e da cadeia de suprimentos

A decisão da FedEx de encerrar suas operações de entrega nacional no Brasil, após quase quatro décadas de atuação, reacende o debate sobre as remessas estruturais da logística no país. O movimento ocorre em um contexto de margens pressionadas, alto custo operacional, complexidade tributária e crescente exigência de eficiência tecnológica em cadeias de suprimentos cada vez mais integradas e digitais. Levantamentos do setor indicam que o custo logístico no Brasil segue acima da média de economias desenvolvidas, impactando diretamente a competitividade das empresas.

Além do ambiente macroeconômico, o setor enfrenta transformações relevantes, como a flexibilidade acelerada da gestão de estoques e transportes, a consolidação de operadores logísticos, mudanças regulatórias e a necessidade de maior previsibilidade nas operações. Esses fatores levaram globalmente a reavaliar modelos de atuação de empresas locais, priorizando estruturas mais flexíveis, parcerias regionais e operações transfronteiriças com maior escala e integração tecnológica. Para comentar esse cenário, Éric Machado, CEO da Revna Tecnologia e especialista em cadeia de suprimentos , pode abordar:

  • Como os custos logísticos e a complexidade operacional influenciam a decisão de multinacionais no mercado brasileiro.
  • De que forma a atualização tecnológica em gestão de TI e Supply Chain impacta a sustentabilidade das operações logísticas.
  • Os impactos do resultado de grandes players na eficiência, nos preços e na oferta de serviços de entrega no país.
  • O papel da digitalização, automação e análise de dados na redução de riscos e aumento de competitividade logística.
  • Quais são os efeitos desse movimento para empresas que dependem de cadeias de suprimentos integradas e entregas de alto desempenho.

O porta-voz está à disposição para entrevistas por e-mail ou vídeo-chamada.

Sobre a Revna Tecnologia

A Revna Tecnologia foi criada em 2022 com o objetivo de democratizar o acesso à consultoria de alto padrão. Com foco em excelência e inovação, a empresa conecta organizações aos melhores consultores e tecnologias avançadas, como Oracle, TOTVS, SAP e AWS. A abordagem multi-tech e multi-cloud busca redefinir a seleção e valorização de profissionais, atendendo setores estratégicos como indústrias, automotivo, armazenamento, distribuição e transporte logístico, varejo, energia, aviação e serviços. Além disso, a empresa, que possui especialistas homologados em todo o mundo, sendo 500 só no Brasil, oferece serviços especializados e licenciamento de softwares, ajudando organizações a alcançarem maior eficiência e vantagem competitiva.

 

Fonte: João Machado

joao.machado@mention.net.br

Via: Agência Logística de Notícias

Contatos: 91 98112 0021

contato@agencialogistica.com.br